quarta-feira, 30 de setembro de 2009


30 de setembro


O Orixá Xangô
Xangô é a divindade que rege o fogo, o trovão, os raios, muito semelhante a Javé, Zeus, Odin e Tupã. Pode, através da sua justiça, dispensar favores, movendo favoravelmente ventos, raios, trovões para nos defender e para ganharmos causas. A sua Lei é como a rocha, dura, justa, cega... Portanto, devemos pensar duas vezes antes de batermos a mão, a cabeça e clamarmos por justiça, pois se a nossa demanda for justa ele nos amparará e se não for aos rigores de sua lei seremos chamados e o seu raio de correção virá para cima de nós mesmos. Então quando nos sentirmos injustiçados, devemos pedir que Xangô nos esclareça e se estivermos certos então que ele esclareça a outra parte e se esta não ouvir então não precisamos nem pedir, que a lei de ação e reação é automática e se cumprirá a justiça de Xangô em nossas vidas.
O santuário natural, sagrado, ponto de força e habitat, aonde costuma-se depositar oferendas é no alto de uma pedreira ou na cachoeira. Na pedreira, com Iansã, Xangô nos traz o arrojo, a determinação, a fortaleza, a segurança, a firmeza e a sustentação. Na cachoeira, junto com Oxum, nos purifica, nos energiza, nos dá vida, vigor, saúde e inteligência.
No esoterismo de Umbanda Xangô é o Senhor das Almas, cujo atributo é a sabedoria afim de exercer a Justiça Divina, aferindo em sua balança todas as almas. Através da manipulação do elemento fogo, Xangô, mais do que fazer cumprir a lei kármica para todos os seres viventes, ilumina o caminho a ser seguido, bem como ajuda a libertar dos grilhões milenares dos enganos que escravizam a consciência.
Os sincretismos de Xangô na Umbanda
No sincretismo associou-se o Xangô das Pedreiras a São Jerônimo, aquele que amansa o leão e que tem o poder da escrita e o livro onde escreve na pedra suas leis e seus julgamentos. Protetor dos intelectuais, dos magistrados. Já na cachoeira o sincretismo foi com São João Batista, por causa do batismo de Jesus, de lavar a cabeça na água doce para se purificar. Com o poder do fogo de Xangô é queimado, destruído tudo o que é de ruim e ocorre a transmutação trazendo tudo o que é de bom, todo o bem possível, de acordo com o nosso merecimento. Isso é o que pedimos nas fogueiras do mês de junho.
Alguns dizem que São Judas Tadeu, por ter um livro na mão também pode sincretizar-se com Xangô ou que tem uma linha espiritual que atua nas correntes de Xangô. Assim, Tudo o que é ligado a trabalhos e pedidos de estudos, à cabeça, papéis, entregamos a linha de Xangô. Xangô é o grande Rei, poderoso, autoritário, porém que tem compaixão e é justo. Xangô tem autoridade é valente, mas tem um grande e bom coração.
O seu machado é o simbolo da imparcialidade. É uma divindade da vida, representado pelo fogo ardente e por essa razão não tem afinidade com a morte e nem com os outros orixás que se ligam à morte.
Xangô, sincretizado com São João Batista, é também o patrono da linha do oriente, na qual se manifestam espíritos mestres em ciência ocultas, astrologia, quiromância, numerologia, cartomancia. Por este motivo, a linha dos ciganos vêm trabalhar nesta irradiação.
[ Site reencontrando o sagrado]

domingo, 27 de setembro de 2009




PENTÁCULO E SIMBOLOS MÁGICOS

Eliphas Levi disse: "Por trás de toda alegoria mística ou das doutrinas antigas, por trás das estranhas ordens de todos os iniciados, sob o escudo de todos os escritos sagrados, sob a ruína de Nínive ou Tebas, ou das pedras dos velhos templos e da visão das esfinges assírias ou egípcias, nas monstruosas e maravilhosas pinturas que interpretam para a fé da Índia as inspiradas páginas dos Vedas, nos emblemas dos nossos velhos livros de alquimia, nas cerimônias praticadas como recepção por todas as sociedades secretas, são encontradas indicações sobre a doutrina que em todo lugar é a mesma e em todo lugar respeitada”. Assim existe na natureza "uma força que é incomensurável e que um homem, que saiba adaptá-la e dirigi-la, poderá conhecer todo um mundo.
Essa força era conhecida dos antigos: é o agente universal, a primeira matéria, a Grande Obra”.
Nos tratados de magia, dá-se o nome de Pentáculo a um selo mágico, impresso em diversos materiais, como peles de animais, tecidos e metais preciosos e pedras. Considera-se que os Pentáculos têm relação com determinadas realidades invisíveis, cujos poderes eles permitem compartilhar. Eles simbolizam, captam e mobilizam, ao mesmo tempo, poderes ocultos, tanto do Cosmo, dos planetas e estrelas, da Natureza e especialmente dos Mundos Internos do próprio homem, pois se sabe que a energia contida no macrocosmo-galáxia é a mesma contida no microcosmo-homem, lembrando-nos a frase hermética: “O que está em cima é como o que está embaixo, e vice-versa”.
Os Pentáculos são canais de receptividade da Energia Cósmica. Eles são também símbolos gráficos dos planetas e dos seres espirituais, que regem e dirigem esses corpos planetários. Tais seres podem ser chamados de Anjos, Arcanjos, Querubins, Potestades etc.
Devemos lembrar que o que era magia hoje é ciência. O que era religião hoje pode se transformar em fato científico. Hoje, utilizam-se diversos Pentáculos para curar e encontrar pessoas, para a defesa psíquica e harmonia de ambientes. Esses símbolos são hoje estudados pela Radiônica, Radiestesia e Feng Shui.
De acordo com essas “novas” ciências, pela Lei de Ressonância, os Pentáculos possibilitam criar estados internos e eventos externos afins aos símbolos contidos neles. Existem Pentáculos para Curar, harmonizar, Fortalecer Virtudes, Proteger etc.
Existem diversas maneiras de usarmos esses símbolos sagrados: pode-se realizar uma simples oração e meditação colocando o símbolo em nosso coração, ou ao lado da cama ou ainda em nosso altar; pode-se também usá-los em complexos rituais para que a Força Magnética desse talismã mágico seja altamente potencializada.
Alguns dos símbolos mágicos podemos utilizar em nossas práticas sagradas, os quais foram tirados de antigos tratados de Cabala e Magia, tais como As Clavículas de Salomão, o tarô egípcio e as pinturas do grande pintir-Iniciado Johfra. Também retiramos tais símbolos das obras de grandes Iniciados, como o Abade Tritemo, Paracelso, Cornélio Agrippa, Eliphas Levi e Samael Aun Weor.
[ MagiaCósmica]


A nossa felicidade é diretamente proporcional à alegria que distribuímos ao nosso derredor e inversamente à tristeza que produzimos em torno dos próprios passos.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009



SANTA SARA  DOS CIGANOS!

Senhora dos ciganos!
A vós eu ofereço, toda a luz deste universo,
Com a força da Mãe Terra, da Lua, das estrelas e do Sol!
Que meus caminhos sejam sempre iluminados pela tua Santa Luz!
ó virgem piedosa,
Seja meu cajado nas horas difíceis,
seja meus olhos, quando não consiguir ver as coisas
Cuida meu coração, se machucarem!
Dái-me a paz!
Dái-me a prosperidade e abundáncia, não preciso muito, sou espírito livre!
Dai-me o amor, pois sós, não conseguimos viver
Somos humanos! precisamos de normalidades!
Sara, senhora do caminho dos ciganos, velai meu caminho terreno!
Estejas hoje e sempre nele!
Quero a alegria deste povo, a magia,e os mistérios..
E acima de tudo, dai-me a sabedoria, para poder trilhar meu viver!
Amada mãe, iluminai-me! iluminai-me!
Pois és toda Luz!
Que assim seja!

Malu Higa

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CAVALHEIRO DE EMBAÉ

Devagarzinho, o sol vai se despedindo
E a lua num céu bonito, desponta sua pompa e magia.
E nesta noite a saúda-la , lá um belo cavalheiro,
Vistoso e galanteador, com seu traje impecável,
A lua a cortejar.


Usando de sua magia, traçando e cortando caminhos,
A sua caminhada a cumprir, com fé se vai ao longe,
e com luz, mais longe ainda.
E este é o seu destino,
De um senhor, ás vezes de trevas, ás vezes de luz,
Fazendo do desejo, um merecimento, uma caminhada


A trilha, o pedinte faz!
Se queres o mal, podereis te dar, mas és a energia que carregarás,
Se pedires o bem, teu belo caminho trilharás!
És dono de teus pedidos,
tens livre arbítrio, escolhas são escolhas,
Teu caminho somente tu trilharás!
Se assim o pedires, assim o farás!


E foi assim, numa destas descidas, que te conheci
Entre magias e feitiços, fui te admirando, te respeitando
E torcendo que esta luz para ti cresça cada vez mais,
E aqui sempre possas vir, para ajudar-nos,
Ensinar, como sermos melhor!
Salve!




Malu set 2009
A capela do Embaré em 1915 (1)
Esta rara publicação de 36 páginas foi encontrada em um sebo paulistano pelo pesquisador e professor de História Francisco Carballa. A monografia A Capela de Sto. Antonio do Embaré, com apontamentos e fatos coligidos por Luiz de Moraes Carvalho, de Santos, foi editada nesta cidade em 1915, sendo impressa na capital paulista pela tipografia de Pocai Weiss & C. (grafia atualizada nesta transcrição):
Imagem: capa da publicação original
A capela de Santo Antonio do Embaré
Luiz de Moraes Carvalho[...]
Carta do barão do Embaré
Inauguração da Capela de Santo Antonio do Embaré, no ano de 1875
Carta dirigida à Vereação Municipalpelo Exmo. Sr. Visconde do Embaré:
Tenho a honra de levar ao conhecimento de Vv. Ss. que se acha erigida na Praia do Embaré uma Capela para o serviço religioso dos moradores daquele aprazível e florescente arrabalde.
Seu orago é Santo Antonio e sua situação vizinha de um lado com os terrenos pertencentes ao sr. dr. Ernesto Germack Possolo, e do outro lado com os da propriedade e residência do sr. dr. Wallace da Gama Cockrane, antigo presidente dessa ilustre corporação.
Mede o terreno onde está assentada a Capela, que é seu patrimônio, uma extensão de vinte e dois metros para a praia e cem metros de fundo.
Foi empreendida essa obra pia sem viso de ostentação, sem luxo, mas com a precisa decência e capacidade para os seus sagrados destinos.
No dia 19 de setembro passado, foi nesse modesto templo e pelo exmo. sr. vigário da paróquia, padre Scipião Goulart Ferreira Junqueira, inaugurado o serviço religioso com a competente autorização do ordinário diocesano, havendo antes precedido à bênção geral do solo e mais pertences destinados aos ofícios divinos.
Dando ciência desse fato, que considero de interesse local, à Câmara Municipal, declaro também que oportunamente farei a entrega da Capela e do que lhe pertencer à irmandade que se organizar legitimamente para os fins do estilo. Ser-me-á muito agradável se Vv. Ss., mandando arquivar esta minha comunicação, fizessem registrar oficialmente essa matéria, de modo que a todo o tempo e de uma forma autêntica conste nessa Câmara a fundação da Capela de Santo Antonio do Embaré, à Praia desse nome do município de Santos.
Deus guarde a Vv.Ss.
Cidade de Santos, 25 de outubro de 1875.
Ilmos. Srs. presidente e vereadores da Câmara Municipal desta cidade.
Barão do Embaré.
"Lorem ipsum vim ut utroque mandamus intellegebat, ut eam omittam ancillae sadipscing, per et eius soluta veritus."






















Vidas que caminham juntas,
num mundo distante!
Num plano onde o homem, não ousa penetrar,
Somente quando se despe de suas roupagens carnais, lá está!
Dimensões... caminhos e encruzilhadas...
Onde não há domínio,não há morada, não há vontades!
E o destino... somente a bailar!
Onde a Luz é o caminho!
A caridade, a doutrina.!
São cavalos alados que movem esta passagem.
Se xucros, vão pela dor...
iluminados, pelo amor...
Mas sempre guiados pela fé! E esta terá que ser firme! Forte!
Alguns cavalos, deveraõ sem domesticados... dominados, e guiados.
Sempre será, através das atitudes dos homens.
Mas somente há um caminho!
A LUZ, E O AMOR VERDADEIRO!
Malu Higa
Set 2009