A capela do Embaré em 1915 (1)
Esta rara publicação de 36 páginas foi encontrada em um sebo paulistano pelo pesquisador e professor de História Francisco Carballa. A monografia A Capela de Sto. Antonio do Embaré, com apontamentos e fatos coligidos por Luiz de Moraes Carvalho, de Santos, foi editada nesta cidade em 1915, sendo impressa na capital paulista pela tipografia de Pocai Weiss & C. (grafia atualizada nesta transcrição):
Imagem: capa da publicação original
A capela de Santo Antonio do Embaré
Luiz de Moraes Carvalho[...]
Carta do barão do Embaré
Inauguração da Capela de Santo Antonio do Embaré, no ano de 1875
Carta dirigida à Vereação Municipalpelo Exmo. Sr. Visconde do Embaré:
Tenho a honra de levar ao conhecimento de Vv. Ss. que se acha erigida na Praia do Embaré uma Capela para o serviço religioso dos moradores daquele aprazível e florescente arrabalde.
Seu orago é Santo Antonio e sua situação vizinha de um lado com os terrenos pertencentes ao sr. dr. Ernesto Germack Possolo, e do outro lado com os da propriedade e residência do sr. dr. Wallace da Gama Cockrane, antigo presidente dessa ilustre corporação.
Mede o terreno onde está assentada a Capela, que é seu patrimônio, uma extensão de vinte e dois metros para a praia e cem metros de fundo.
Foi empreendida essa obra pia sem viso de ostentação, sem luxo, mas com a precisa decência e capacidade para os seus sagrados destinos.
No dia 19 de setembro passado, foi nesse modesto templo e pelo exmo. sr. vigário da paróquia, padre Scipião Goulart Ferreira Junqueira, inaugurado o serviço religioso com a competente autorização do ordinário diocesano, havendo antes precedido à bênção geral do solo e mais pertences destinados aos ofícios divinos.
Dando ciência desse fato, que considero de interesse local, à Câmara Municipal, declaro também que oportunamente farei a entrega da Capela e do que lhe pertencer à irmandade que se organizar legitimamente para os fins do estilo. Ser-me-á muito agradável se Vv. Ss., mandando arquivar esta minha comunicação, fizessem registrar oficialmente essa matéria, de modo que a todo o tempo e de uma forma autêntica conste nessa Câmara a fundação da Capela de Santo Antonio do Embaré, à Praia desse nome do município de Santos.
Deus guarde a Vv.Ss.
Cidade de Santos, 25 de outubro de 1875.
Ilmos. Srs. presidente e vereadores da Câmara Municipal desta cidade.
Barão do Embaré.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário